Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Botânicas
Início do conteúdo da página

Coleções Botânicas

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 13h43 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h46 | Acessos: 9605
Herbário INPA foi a primeira coleção a ser criada, juntamente com o Instituto em julho de 1954. Atualmente conta com mais de 217.000 registros, dentre eles cerca de 1.300 typus nomenclaturais, uma coleção de mais de 25.000 fototipos além das coleções associadas: Carpoteca, com cerca de 2.500 frutos e Xiloteca, representada por 10.445 amostras de madeira. Pertence à categoria de Herbário Regional e, como tal, cerca de 90% de seu acervo é composto por representantes da flora Amazônica Brasileira e de outros países da bacia Amazônica, representando a maior coleção de plantas da Amazônia e o quinto maior herbário brasileiro. Os dados do Herbário INPA foram informatizados através do Programa BRAHMS (Botanical Research And Herbarium Management System), desenvolvido pelo Dr. Denis Filer, da Universidade de Oxford, Inglaterra.

 
Herbário


- Curador:
Michael John Gilbert Hopkins 
    E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Gerente: Mariana Rabello Mesquita
   E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



Herbário Virtual do INPA

O Herbário do INPA é o maior na Amazônia brasileira, com mais de 237 mil exemplares registrados. Foi disponibilizado on-line por mais de um ano, mas é apresentado em um novo formato com qualidade dos dados aprimorada.

O Herbário está sendo digitalizado, e mais de 450 mil imagens já estão disponíveis on-line, com seus respectivos dados. É necessário informar que o principal objetivo dessas imagens é o de permitir a rápida correção dos dados, e não para uso indevido em identificação ou taxonomia.

 

Acesse Aqui o Herbário Virtual do INPA

Acesse Aqui Projeto REFLORA - Plantas da Amazônia

 

 

Fim do conteúdo da página