Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Informatização das Coleções

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2015, 19h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 12h42 | Acessos: 8069

Coleções Catalogadas e Publicadas para acesso online (Dados providos através do Specify)


A partir de 2012, as coleções zoológicas do INPA desenvolvem um projeto que visa atualizar e elevar o patamar de informatização, gerenciamento e disseminação dos dados biológicos presentes em seus acervos. Para tanto, as curadorias das coleções zoológicas definiram pela adoção do Specify 6.x como a plataforma computacional comum para informatizar, gerenciar e disseminar as informações constantes nas suas bases de dados. A opção pelo Specify 6.x deveu-se aos seguintes fatores: (a) sistema de código aberto e gratuito; (b) sistema desenvolvido especificamente para atender as exigências e necessidades de gerenciamento de coleções biológicas; (c) sistema consistente e amplamente testado, com mais de 25 anos de desenvolvimento e utilizado por mais de 450 coleções biológicas em diversos países; (d) Projeto Specify Software conta com apoio continuado da agência financiadora de ciência e tecnologia norte-americana (National Science Foundation) desde 1987; (e) suporte técnico declarado do Projeto Specify Software aos planos das coleções zoológicas do INPA. Para mais detalhes sobre o Projeto Specify Software acesse http://specifyx.specifysoftware.org/

A implementação do Specify 6.x se deu a partir de três linhas de ação: (a) Consolidação do Specify 6.x como plataforma de gerenciamento computacional comum a todos os acervos das coleções zoológicas. Nessa linha, as atividades envolveram a migração das bases de dados da coleção de peixes (que há alguns anos vem usando a versão 5.2, atualmente descontinuada) para a versão mais atual; a migração das bases feitas em planilhas Excel para o WorkBench, a planilha de entrada de dados da versão 6.x do Specify; o correto mapeamento de campos das planilhas WorkBench visando a inclusão no programa propriamente dito. Além disso, foram realizadas visitas técnicas mútuas entre as equipes do INPA e do Projeto Specify Software, para treinamento em aspectos de tecnologia de informação relacionadas a questões de configuração e programação, bem como para realização de dois cursos sobre a utilização das funcionalidades do programa para os usuários finais (curadores, gerentes de coleção, assistentes técnicos, estudantes de pós-graduação). (b) Confecção de um site específico das coleções zoológicas integrado ao portal institucional do INPA. Esse site é integrado ao módulo de servidor de dados presente no Specify 6.x ("Specify Web Portal") de modo a propiciar a consulta pública online aos registros dos acervos das coleções zoológicas do INPA. O "Specify Web Portal" é uma interface cheia de recursos para acesso público a amostra de dados e imagens, possibilitando pesquisas de texto indexado completo, estruturado e consultas espaciais de exploração de amostras. Pesquisas expressas são rápidas com a indexação de texto completo em cada palavra no banco de dados. As buscas podem ser qualificadas para retornar somente os registros com coordenadas geográficas ou com imagens anexadas. (c) Integrar as bases de dados das coleções do INPA a sistemas integrativos de disseminação online de dados sobre biodiversidade, sejam redes nacionais (SiB-Br; rede speciesLink) ou internacionais (Global Biodiversity Information Facility - GBIF).

Apoios:
O projeto tem recebido apoio material e financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq por meio do Sistema Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (http://www.sibbr.gov.br) no âmbitos da Chamada MCTI/CNPq nº 45/2012 ("Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) - Coleções Biológicas") e da Chamada MCTI/CNPq (Contribuições de museus nacionais à implementação do SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira).
Fim do conteúdo da página