Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Coleções Científicas Biológicas do INPA

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2015, 12h58 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h31 | Acessos: 181646
 
Programa Coleções Científicas Biológicas do INPA


O INPA constitui a maior referência da biodiversidade da Amazônia, representada por suas coleções científicas iniciadas com a criação do Herbário INPA em 28 de julho de 1954, imediatamente após a fundação do Instituto pelo então presidente Getúlio Vargas.

Na década de 90, o INPA estabeleceu o Programa de Coleções Científicas Biológicas (PCCB), coordenado por um Gerente de Coleções, com objetivo de integrar e coordenar as iniciativas e atividades que visem manter e desenvolver os acervos das coleções científicas biológicas do INPA.

Essas coleções têm por finalidade básica manter representantes da biodiversidade amazônica em condições ex-situ, seja vivo ou fixado, elaborando e mantendo bancos de dados para fins de pesquisa. O público-alvo das coleções é formado por pesquisadores e estudantes de pós-graduação, ou seja, a sociedade acadêmica nacional e internacional. A manutenção desse banco de dados também tem finalidade de orientar tomadores de decisão de políticas públicas tanto a nível nacional, estadual, municipal ou regional.

As coleções do PCCB estão organizadas em estruturas funcionais denominadas curadorias, administradas por um pesquisador ou tecnologista do quadro efetivo do INPA. Os exemplares e amostras que compõem os vários acervos, respectivos a cada uma das coleções, foram reunidos ao longo de mais de 50 anos de inventários e pesquisas desenvolvidas na Amazônia pelo INPA, por seus pesquisadores e em trabalhos de teses e dissertações. Em conjunto, estes acervos compreendem centenas ou milhares de lotes de exemplares da fauna e flora amazônica, incluindo holótipos, parátipos e exemplares raros ou até inexistentes em outras coleções nacionais e ou internacionais.

Recentemente em 2002, de acordo com o Decreto no. 3.945, Artigo 11, o INPA foi credenciado junto ao Ministério do Meio Ambiente como instituição “Fiel Depositária de Amostra de Componente do Patrimônio Genético” da Amazônia nas áreas de Zoologia, Botânica e Microbiologia.

O PCCB é coordenado pela Dra. Fernanda de Pinho Werneck e o substituto, Dr. Márcio Luiz de Oliveira, e está constituído pelas coleções científicas e 09 curadorias que as compõem.

 

ADMINISTRAÇÃO / PCCB

Coordenadora: Fernanda de Pinho Werneck
Coordenador Substituto: Michael John Gilbert Hopkins 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página